quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mito ou Verdade - Carboidrato à noite engorda?

Olá, Pessoal!!

Quem ai já escutou que consumir carboidratos a noite faz mal ou engorda? .... acredito que muitas pessoas já escutou essa dica, principalmente quando querem emagrecer e o que mais ouço é não estou jantando, quero perder uns quilinhos.... será que está certo? Sabemos que existem diversas dicas por ai de como emagrecer mais rápido ou com mais facilidade, porém, devemos desconfiar quando escutamos essas dicas, pois muitas delas não são verdadeiras.
Mais a questão de hoje é, será que o carboidratos à noite engorda ou faz mal?
Os carboidratos são nossa principal fonte de energia. Além disso, desempenha diversas funções no nosso organismo como, por exemplo, nutrir as células do sistema nervoso central.
Quando em nosso corpo não é encontrado o carboidrato, ele passa a utilizar as proteínas como fonte de energia, provocando perda da massa magra (massa muscular), então toda aquela massa muscular que conquistou com tanto esforço e suor....você pode perder... :/.

Os carboidratos são divididos em simples e complexos. Os carboidratos simples, ou também conhecidos como alto índice glicêmico, são rapidamente absorvidos pelo organismo, eles contribuem para picos glicêmicos, o que pode ocasionar um ganho de peso principalmente se consumido à noite. Exemplo de carboidratos simples são: açúcar, doces, pães, massas e farinhas refinadas . Já os carboidratos complexos, tem sua absorção mais demorada, diminuindo a descarga de glicose e insulina no sangue. Exemplo de carboidratos complexos:pão integral, massa integral, cereais integrais, verduras, legumes e algumas frutas. Estes são uma boa pedida para o consumo à noite.

Veja na tabela alguns exemplos de alimentos de alto, médio e baixo índice glicêmico.

Muitas pessoas acreditam que deixar de comer carboidratos à noite é uma medida eficaz na perda de peso! Nem sempre.... O que ajuda a emagrecer mesmo é redução de calorias na nossa dieta diária, uma distribuição equilibrada dos nutrientes da dieta e um gasto calórico significativo. O que adianta cortar totalmente o carboidrato à noite e consumir uma refeição rica em gorduras?
Contudo, ingerir carboidrato à noite, ainda, pode ser benéfico para o nosso sono! Os alimentos ricos em carboidratos contribuem para a produção de serotonina, hormônio relacionado ao prazer e ao bem estar que combate a insônia e ansiedade, e melatonina, hormônio que nos ajuda a ter um sono mais tranquilo!
Além de todos os benefícios e ações do carboidratos, é importante lembrar que a falta de carboidrato pode desencadear alguns efeitos colaterais, como: mau humor, desmaios, tonturas, dificuldade de memorização, esquecimento e dificuldade de concentração, entre outros.

Lembre-se que as fontes devem ser bem selecionadas e a quantidade de carboidrato durante o seu dia deve ser bem distribuído. Prefira carboidratos complexos à noite, e evite comer e dormir em seguida.
Então já sabem ! Nada de evitar  os carboidratos, inclusive à noite... Isso é Mitooooooo!!!!!
Beijos e até o próximo post.... Com carinho e saúde!!!!!

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que você gostou Paty... Obrigada... bjs!!!!♥♥♥

      Excluir
  2. Dani, você é demais !!!
    Tudo que eu precisava saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que atingiu suas dúvidas, fico megggaaaa feliz!!!!
      Obriga!!! Bjs!!! ♥♥♥

      Excluir
  3. Nossa adorei!! Fico feliz;)
    Agora vou seguir a dica.
    bjs este blog eata com tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pela força de sempre... AMIGA...
      Bjs!!!♥♥♥

      Excluir
  4. Amei as dicas
    a noite eu saio comendo tudo kkkkkkkkkkkk quero nem saber
    http://omgcresci.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, agora já sabe, faça boas escolhas...kkkkk
      Visitei seu blog adorei e vou seguir... siga o nosso blog também!!!
      Bjs!!!♥♥♥

      Excluir