quinta-feira, 2 de julho de 2015

Será que o GLÚTEN é mesmo um vilão?


Olá Pessoal!!! No meu primeiro post do blog, pensei em falar de algo que me perguntam frequentemente e que está em toda a rede, basta alguém com um bom relacionamento nas redes sociais postar algo condenando o glúten ou a amiga da amiga falar que emagreceu retirando o glúten da dieta que pronto: a pessoa que come pão com manteiga no café da manhã, passa a não consumir mais. A pergunta é, será que o glúten é o vilão da vez?

O glúten (que significa “cola” ou “grude” em latim) formado quando duas famílias de proteínas (glutenina e gliadina) se ligam. Quando o padeiro amassa o seu pãozinho, a ligação entre ambas cria uma membrana elástica que é justamente o que dá textura e consistência para o pão. Como este componente presente no trigo, centeio e cevada, alimentos que fazem parte da dieta de tantas pessoas, tornou-se de uma hora para outra o inimigo número um da humanidade.


Em um intestino normal, saudável, eles são inofensivos. Contudo, em indivíduos com Doença Celíaca, dermatite herpetiforme, sensibilidade ao glúten e Intolerância ao glúten apresentam sintomas após a ingestão.
Não há comprovação cientifica, mas surgiram algumas hipóteses sobre possível relação entre autismo e distúrbio do metabolismo proteico, correlacionando o consumo das proteínas derivadas do leite (caseína) e trigo (glúten) ao agravamento dos sintomas do transtorno autístico. Um número considerável de crianças com transtorno tem se beneficiado com uma dieta sem glúten e caseína com melhora significante na falta de concentração, isolamento e irritabilidade.

Agora quem elimina o glúten só pensando em melhorar sua composição corporal, provavelmente vai perder peso por ter deixado de comer alimentos ricos em carboidratos que de forma indireta, pode favorecer a perda de peso. O glúten NÃO ENGORDA, nem provoca inchaço. Se quer perder peso devem ser controlados e consumidos com moderação qualquer natureza de alimentos....O equilíbrio deve ser prioridade!!!!

O Conselho Regional de Nutricionistas orienta que a eliminação do glúten da dieta só deve acontecer mediante a diagnostico clínico confirmada de Doença Celíaca, de dermatite herpetiforme, de alergia ao glúten ou sensibilidade ao glúten. 
Os pacientes devem ser diagnosticados por um médico e adequadamente instruídos por um nutricionista sobre a dieta sem glúten.
Saúde sempre em primeiro lugar!!!
Qualquer dúvida deixe sua pergunta e se tiver alguma sugestão para os próximos posts deixe nos comentários.  Até a próximo!!!

Com carinho e saúde!!!

2 comentários:

  1. Oi amiga, que bom que gostou do post, obrigada pela visita em nosso blog e pelo comentário, fiquei muito feliz :), logo terá muito mais...Bjs!!!

    ResponderExcluir