quarta-feira, 8 de julho de 2015

Haaaa o inverno!!!!

Olá Pessoal!!!
O inverno chegou e com ele aquela vontade louca de consumir alimentos e bebidas mais saborosas e calóricas, como os chocolates, fondues, massas, bebidas alcoólicas e outras guloseimas... é comum também não ter tanta sede como no verão e reduzir o consumo de líquidos.
Ao contrario do que muitos pensam nesta época do ano o organismo, para proteger-se do frio, acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para que o corpo se mantenha aquecido, portanto aquela fome loucaaaaaa e a vontade loucaaaaa de consumir alimentos mais calóricos....é normal.
Um fator preocupante no inverno é a incidência de gripe e resfriados, sendo importante fortalecer o sistema imunológico... consumir alimentos com probióticos (lactobacilos vivos), minerais e vitaminas ( principalmente vitamina C). É muito importante se hidratar, no inverno a diurese aumenta, além disso a água previne complicações pulmonares e evita o ressecamento de lábios e pele.
Deixar a cama quentinha não é fácil, alias é uma das grandes dificuldades no inverno, principalmente quando é para fazer exercícios físicos....declaradamente, não é fácil driblar a preguiça e se levantar para malhar quando as temperaturas estão baixa. No entanto, precisa ter determinação e força de vontade, e depois que levanta e começa a se exercitar tudo fica bem, o exercício além de fazer bem a saúde, ajuda no bem estar e na boa forma.
A preocupação em estar em forma só é pensada no verão, mas para estar bem no verão é preciso se preocupar no inverno.
Dicas para o inverno:

- Fondues, chocolates quente, queijos....Nada disso é proibido! Uma vez ou outra, até vale a pena para reunir a família e amigos....eu confesso que também não resisto a esse conjunto maravilhoso. O que não vale é exagerar. Cuidado com a ingestão excessiva até mesmo quando as receitas são light.
- Sopas caldos com verdura, legumes e cereais integrais, além de hidratar tem vitaminas, minerais, fibras e uma variedade de outros componentes...cuidado com as sopas cremosas (com creme de leite e queijo) que contêm muitas calorias e gorduras, as sopas instantâneas também, tem muitas calorias, gorduras e grande quantidade de sódio, não abuse nas quantidades;  
- Use e abuse da diversidade de legumes e verdura;
- Faça lanches intermediários para evitar excesso de fome;
- As massas com molhos brancos ou muito elaborados, geralmente são calóricas. É preferível as massas integrais e com molho simples de tomate. Uma boa opção para o molho branco é prepará-lo com leite desnatado e farinhas integrais ou farinhas engrossantes; 
- Permaneça com uma boa ingestão de líquidos! É claro que a vontade de tomar um copo de água não é mesmo no inverno, como eu já disse, mas não tem desculpa...rs...você pode optar por chá para esquentar o seu corpo. Chá de frutas e folhas como maçã, laranja, morango, hortelã, mate, camomila, erva-cidreira, erva-doce, canela e gengibre. Ter em mãos garrafas de água e garrafa térmica com chá quente ajuda muito;
-Evite doces, principalmente elaborados com chantilly ou creme de leite. Prefira doces a base de frutas e de preferencia as frutas frescas, pois são mais saudáveis e menos calóricas;
- Faça exercício regularmente, drible a preguiça !!!!!


Não se esqueça de deixar seu comentário e dar sugestões de temas...Até o próximo!!!
Com carinho e saúde!!!

2 comentários:

  1. Adorei o post. Que tal falar sobre a sua opinião sobre a dietas da moda. Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty, estou amando as participações, nossa adorei a sugestão, pode deixar que postarei sim sobre dietas da moda pois é algo que muitas pessoas com certeza gostariam de saber, continue visitando nosso blog que logo tem muito mais.... bjs... sds!!!

    ResponderExcluir