sexta-feira, 31 de julho de 2015

Dietas da Moda - Saiba mais sobre...

Olá Pessoal!!! 
Depois de um pedido, vamos lá a minha posição frente a dietas da moda.



Quem nunca, quem nunca fez ou pensou em fazer uma dieta da moda, que saiu na revista preferida ou que a amiga indicou, todo ano aparece um guru com uma dieta infalível que faz milagre em tão pouco tempo. 
O termo dieta corresponde à alimentação seguindo por um indivíduo ou grupo de indivíduos, as dietas da moda podem ser definidas como padrão de comportamento alimentar não usuais adotadas entusiasticamente por seus seguidores, podem ser chamada dessa forma porque são praticas alimentares populares e temporárias.

Há vários tipos de dietas da moda e os danos são diversos, segue algumas dietas:



Dieta da proteína 
O QUE É: A pessoa só come carnes, leite, queijo, ovos e outros derivados
POR QUE É RUIM: Pobre em vitaminas, minerais e fibras, aumenta o risco de deficiência e carência de nutrientes. Altera o PH do sangue (muda o funcionamento das células), e aumenta o acúmulo de gordura no fígado.
Dieta do tipo sanguíneo
O QUE É: O que se deve ou não comer é determinado pelo grupo sanguíneo (A, B, AB e O). Para o tipo A, por exemplo, é indicado não comer carne de frango ou vaca e nenhum laticínios.
POR QUE É RUIM: A dieta não possui comprovação cientifica, restringe grupos alimentares importantes e pode levar a carências nutricionais. Não determina a quantidade de alimentos que devem ser consumidos.
Dieta da sopa
O QUE É: Durante pouco mais de uma semana só se toma uma sopa com receita pré-definida. Nenhum outro alimento é permitido.
POR QUE É RUIM: É muito restritiva, de baixa caloria, impede a queima de gordura, Causa baixa de humor, depressão e falta de energia.
Dieta dos pontos
O QUE É: A pessoa controla os pontos ao invés das calorias e nutrientes dos alimentos, que não deve passar de 300 para as mulheres e 400 pontos para os homens.
POR QUE É RUIM: A dieta focaliza apenas a quantidade de alimentos consumidos, a provável carência de nutrientes pode prejudicar a saúde e acarretar problemas como anemia, osteoporose, queda de cabelo, entre outros.

A preocupação da sociedade atual pela perda e controle de peso leva a busca de dietas da moda, que podem trazer consequências prejudiciais ao organismo humano.

Estudos realizados, mostram que as pessoas que fazem dietas da moda podem ter sintomas de fraqueza, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, perda de cabelo, unhas fracas, anemia e desmaios.
A grande maioria das dietas da moda leva realmente a uma perda de peso em pouco tempo, mas assim que interrompida (porque ninguém consegui ficar fazendo essas dietas por muito tempo), provoca um ganho de peso e muitas vezes supera o peso anterior, o que leva a desestímulo, alto-estima prejudicada, efeito psicológico negativo, pois é uma busca que nunca atinge o objetivo.

"As dietas muito restritivas não são boas para a saúde" 


É necessário a conscientização de que o emagrecimento saudável acontece com mudanças de hábitos alimentares, com exercícios, modificação comportamental, educação alimentar e que somente com uma avaliação e acompanhamento nutricional podemos ter uma dieta equilibrada com controle energético e com ofertas  adequada de nutrientes, assim o processo de emagrecimento e principalmente manter-se magro será saudável e terá sucesso.
Não esqueça de deixar os comentários e se tiver alguma duvida de mais alguma dieta da moda deixem aqui nos comentários que responderei, bjs e até o próximo...
Com carinho e saúde!!!

7 comentários:

  1. Adorei !!!!
    Eu ja experimentei todas e a única coisa que perdi foi o humor.
    Tenho uma pergunta. É verdade que comer carboidrato a noite não faz bem ?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca, que bom que gostou, fico muito feliz por isso...♥♥♥
      Ninguém merece além de não perder peso, perder o humor.
      Adorei a pergunta, mas para responder melhor precisaria de um post sobre isso, se você quiser posso fazer? Vou responder resumidamente, pode consumir carboidratos a noite em pequena quantidade, devendo ser menor do que consome no café da manhã e almoço e os carboidratos devem ser bem selecionados como por exemplo: arroz integral, pão integral, aveia, quinoa, granola, batata doce, legumes e etc...Sendo assim não terá problema algum.
      Um grande bj e obrigada pela participação, eu ameiiiiii!!!!

      Excluir
  2. Adorei !!!!
    Eu ja experimentei todas e a única coisa que perdi foi o humor.
    Tenho uma pergunta. É verdade que comer carboidrato a noite não faz bem ?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Que bom que gostou paty, espero que tenha atingido suas expectativas e esclarecido suas dúvidas.
      Muito obrigada pela força de sempre...
      Bjs, estou com muitas sds!!!

      Excluir