terça-feira, 17 de novembro de 2015

Diferença entre light, diet e zero

Oláaaaa Pessoal!

Muitas pessoas ainda confundem esses tipos de alimento. Pensam que Diet é para quem tem diabetes e light para quem quer emagrecer, não é mesmo? É, mas não é bem assim...
Quando vamos ao supermercado nos deparamos com vários alimentos com  marcas e tipos de produtos diferentes, e em uma marca temos o produto tradicional, o diet, o light e o zero, mas qual escolher? São tantas opções que para se perder e se confundir é fácil. Será que sabemos o significado destas palavrinhas descritas bem grande nos produtos alimentícios?
Então vamos esclarecer e saber se estamos realmente fazendo boas opções nas compras de nossos produtos alimentícios.

Alimentos Diet
O alimento Diet é formulado para atender dietas com necessidades especiais e que exijam restrição de algum nutriente e/ou ingrediente, como açúcar, gordura, carboidrato, sódio, glúten, entre outros. Para um produto ser considerado Diet, deve ser retirado pelo menos um dos ingredientes presentes na composição de um produto convencional. Ou seja, produtos diet são aqueles que apresentam eliminação total de um ou mais ingredientes e/ou nutriente comparado a uma forma original, e não necessariamente o açúcar ou carboidrato.... certo???? ...então não são produtos exclusivamente de Diabéticos, precisamos ter atenção e comparar sempre...

Alimentos Light
São aqueles que contem uma redução mínima de 25% de algum ingrediente e/ou nutriente em relação ao tradicional, o que não significa redução de calorias, pois depende do que foi reduzido comparado ao produto tradicional. Esta redução pode ser de açúcar, colesterol, sódio, gordura, entre outros.

Alimentos Zero
Assim como o alimento Diet, possui a exclusão total de algum componente, e pode ser Zero açúcar, Zero Gordura, Zero Sódio, entre outros.

Observações:
Alguns chocolates diet, é isento em açúcar, que neste caso é indicado para pessoas diabéticas... mas não para as que desejam reduzir o peso, já que o chocolate diet há uma maior adião de gordura comparado ao chocolate tradicional.
Alguns refrigerantes que muitas vezes é rotulado como light, mas são isentos em açúcar, o que significa que a rotulagem está incorreta, devendo ser rotulado de diet.


Confusão é fácil de acontecer, por isso, ler os rótulos dos produtos Light, Diet e Zero e compará-los com os produtos tradicionais é importante para verificar se eles atendem as suas necessidades. Fique sempre atento na hora das compras, esses alimentos são mais caros do que os convencionais, você pode estar gastando o seu tão suado dinheirinho por um alimento que não atingirá o seu objetivo.

Leia os rótulos para não ser enganado!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário